ROTEIROS > ROTEIROS

Faena Hotel + Universe, Buenos Aires

Faena Hotel
Faena Hotel

 

Em 1882, o comerciante Eduardo Madero apresentou ao governo nacional argentino o projeto de um novo porto, muito similar ao de Londres, para a cidade de Buenos Aires. A construção foi aprovada e finalizada na última década do século XIX, e, assim, nasceu o bairro de Puerto Madero.

Na maioria dos lugares, a região portuária é uma área valorizada apenas para empresas e indústrias que lidam diariamente com tradings e negociações de importação e exportação. Porém, desde 1989, a região de Puerto Madero tem passado por um amplo projeto de urbanização e valorização, sendo hoje, o bairro mais jovem e também o mais exclusivo da cidade de Buenos Aires. Puerto Madero se converteu em um centro de expansão residencial e comercial, onde se concentram os melhores restaurantes, discotecas, cinemas, centros culturais e instituições de ensino. Uma imensa área verde dedicada ao lazer é o ponto de encontro de esportistas e famílias aos finais de semana, o Parque Natural e Reserva Ecológica Costanera Sur.

É nesta rica vizinhança que está localizado o Faena Hotel + Universe, o melhor hotel de Buenos Aires atualmente.

A história do prédio do hotel data do começo do século XX. O terreno onde está situado, foi comprado em 1902 pela Bunge y Born, a empresa líder em agronegócios da época. Ali, foi construído um prédio, onde durante anos, funcionou a Molinos Rio de la Plata, uma das maiores usinas de beneficiamento de trigo do país, mais tarde, líder no mercado de alimentos de varejo.

Os tijolos usados na construção foram importados de Manchester. A estrutura coberta de 25.000 m², no entanto, funcionou apenas até meados de 1911, quando, a inauguração de um novo porto mais ao Norte, fez com que as docas originais ficassem obsoletas e degradadas. Em 1998, o edifício recebeu ordem de demolição, porém, as associações locais de defesa do patrimônio cultural impediram que a construção fosse colocada a baixo.

Foi nestas condições que o designer de moda Alan Faena arrematou o prédio e investiu cerca de US$ 40 milhões em uma reforma incrível. Totalmente remodelado e decorado pelo renomadíssimo designer Philippe Starck, o Faena Hotel + Universe foi aberto em Outubro de 2004 como um verdadeiro resort dentro da cidade.

Mergulhado na história e na cultura argentina, o Faena Hotel + Universe oferece uma experiência moderna e sofisticada a seus hóspedes. Ao cruzar a porta de entrada, é preciso deixar os olhos se acostumarem com o ambiente hype, com luz tênue e que revela detalhes realmente especiais. Com pé direito de 10 metros, o corredor que leva ao lobby, conhecido como La Catedral, conta com 80 metros de comprimento, cercado por espelhos e amplas janelas cobertas por longas cortinas de veludo dourado. O piso, em tábuas largas de ipê-roxo, é realçado por um exuberante tapete vermelho. Ao longo do corredor, portas envidraçadas conduzem à recepção, aos restaurantes, à piscina e ao The Library Lounge.

Os ambientes comuns contam com arquitetura elegante e decoração que combina antiguidades a objetos de design moderno.

Dentro das acomodações, os estilos clássico e contemporâneo se encontram e estão presentes no mobiliário imperial e nos espelhos remanescentes do período colonial mexicano. As cores predominantes são o branco, o preto e o vermelho, que revestem as amplas suítes, com toques interessantes como as cortinas aveludadas controladas eletronicamente. Cada quarto conta com um centro de entretenimento, composto por home theater completo, TV de tela plana e acesso wireless à internet. Os banheiros são igualmente espaçosos, revestidos em mármore, vidro e espelhos, e possuem banheiras e chuveiros independentes. Algumas suítes possuem cozinha totalmente equipada. Um serviço de concièrge também está à disposição para atender às necessidades dos hóspedes.

Os quartos podem ser voltados para o Rio da Prata e para a Reserva Ecológica Costanera Sur, ou voltados para o centro de Buenos Aires, de onde é possível avistar o distrito de San Telmo, o Palácio do Governo, a Plaza de Mayo e a Florida Street - tradicional atração turística da capital argentina, a rua é aberta apenas aos pedestres (proibido o tráfego de veículos).

Quando o assunto é gastronomia, o Faena Hotel + Universe também mostra sofisticação, seja no descontraído El Mercado, ou no refinado El Bistrô.

O restaurante El Mercado oferece pratos típicos da gastronomia argentina, em um ambiente informal, repleto de antiguidades, fotografias antigas e souvenirs feitos no bairro colonial vizinho, San Telmo. Em uma área ao ar livre, com decoração rústica, são preparados croissants, pizzas e empanadas, além da autêntica parrilla argentina, sobre fogareiros abertos, um convite irrecusável, verdadeiro deleite para os olhos e para o paladar.

El Bistrô é um restaurante que convida os hóspedes a reviver o esplendor dos grand cafés europeus. Reconhecido como um dos melhores restaurantes da cidade de Buenos Aires, o El Bistrô dispõe de uma culinária inovadora, comandada pelo chef Mariano Cid de la Paz, além de uma das adegas mais completas de toda a Argentina. A decoração, predominantemente branca, é marcada pelas cabeças de unicórnio que adornam as paredes, cobertas por cortinas de seda. Os sofás em couro, os chandeliers e as taças em cristal Baccarat revelam o glamour do ambiente. Os tapetes vermelhos impressionam e realçam a atmosfera do salão.

Por volta das dez da noite, a pedida é dirigir-se ao salão ao lado, onde os hóspedes irão vivenciar uma típica noite argentina no El Cabaret, que obviamente, apresenta um sensual show dos bailarinos do Rojo Tango, capazes de deixar a platéia emocionada. Todas as noites, o hotel dispõe de shows de música ao vivo, seja no El Cabaret, ou no Pool Bar, ou ainda no The Library Lounge, inspirado nos livings das antigas fazendas argentinas, o clima aconchegante é garantido por pequenos lounges, formados ao redor de um lindo piano de cauda, o lugar perfeito para um drink ou happy hour.

A piscina do Faena Hotel + Universe é toda rodeada por espreguiçadeiras vermelhas, ideais para relaxar, ver e ser visto. O Pool Bar atende até às 03:00h da manhã durante o verão, servindo sucos frescos e drinks exóticos.

Para cuidar da mente e do corpo, o hotel oferece um generoso spa, com variedade de massagens, day-spa e tratamentos faciais e corporais com produtos Biologique Recherche. Para completo relaxamento e harmonização das energias, há também um salão com banhos turcos (hammam) e uma piscina aquecida. Um fitness center completo e bem equipado está localizado como um anexo ao spa, dentro de uma linda estrutura envidraçada e muito bem iluminada.

As compras também foram lembradas por Alan Faena, que como excelente designer de moda, cuidou para que uma linha exclusiva de roupas e acessórios fossem comercializados em uma boutique, nas dependências do hotel.

A alguns passos do hotel, os hóspedes também podem conferir os lindos trabalhos de artesanato e antiguidades em San Telmo, além de poder caminhar, praticar corrida ou andar de bicicleta na Reserva Ecológica Costanera Sur.

Os projetos de Alan Faena não param. Em um trabalho especial com o arquiteto Norman Foster, está em fase de finalização o Faena Arts and Technology District, um complexo que terá o hotel como núcleo principal. O novo ‘distrito’ contará com um um mix de residências, conjuntos comerciais e centro cultural modernista e tem previsão para entrega até o final deste ano, para a comemoração do bicentenário da República Argentina.

Por todas as qualidades que já destacamos até aqui, fica fácil entender porque o Faena Hotel + Universe ocupa o topo da hotelaria argentina, tendo recebido mais de uma dezena de special awards desde sua recente inauguração.

Localização: Martha Salotti 445, Puerto Madero, Buenos Aires – Argentina

Coordenadas: 34°36′50″S 58°21′42″W

Telefone: +54 (11) 4010-9000

Faz reservas on-line, através do site: www.faenahotelanduniverse.com

Aceita todos os cartões de crédito

Preço: diárias a partir de US$ 805 (acomodação tipo Suíte Porteño)


 

Postado por Equipe BeauTV

Por que visitar Nova York ?

Por que visitar Nova York ?

Quem nunca desejou estar em Nova York? Não existe lugar melhor 

Leia mais

Restaurante D.O.M, de Alex Atala

Restaurante D.O.M, de Alex Atala

O requinte do ambiente, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake

Leia mais

Dica para 12 de outubro : Ponta dos Ganchos

Dica para 12 de outubro : Ponta dos Ganchos

Os casais que desejam aproveitar o feriado do dia 12 de outubro para relaxar

Leia mais

Dicas para arrumar as malas de viagem

Dicas para arrumar as malas de viagem

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Conhecer novos lugares, novas culturas

Leia mais