EXPERTS > Cirurgia Plástica

Repercussão sobre próteses mamarias

Próteses de mama
Próteses de mama

Considerando o documento oficial, emitido em 23 de dezembro de 2011 pelas autoridades sanitárias da França, a recomendação é da remoção dos implantes mamários da marca francesa PIP e Rofil, holandesa, do qual afeta EXCLUSIVAMENTE as mulheres portadoras desta marca.

Tal decisão fundamenta-se, de acordo com informações do governo francês, em testes que indicaram comprometimento da resistência das próteses e que o silicone utilizado para preenchimento, diferente daquele que havia sido autorizado para uso em saúde, podendo provocar irritação num eventual vazamento. Os mesmos testes laboratoriais descartaram risco de toxicidade e câncer.

No Brasil, de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão oficialmente responsável pelo registro do referido implante, a comercialização das próteses PIP foi suspensa em abril de 2010.

Estima-se que 12.000 mulheres são portadoras deste produto em território nacional, sendo que até o presente momento, nenhuma notificação de incidente foi oficialmente registrada por órgãos de Vigilância Sanitária; Fiscalização Médica ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com os Alertas Sanitários não existem razões que justifiquem a remoção e substituição preventivas dessas próteses, a não ser que uma ruptura efetiva seja identificada.

Recomenda-se que as mulheres portadoras das próteses PIP e Rofil  procedam a avaliação médica a fim de definirem juntos a melhor conduta a ser adotada.

Todas as mulheres com outros implantes mamários devem continuar a se sentir seguras, pois muitos estudos científicos demonstram que mulheres com implantes mamários tendem a uma incidência 30% menor de câncer de mama do que o estatisticamente esperado.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reitera a todas mulheres, portadoras ou não de implantes mamários, os princípios básicos de auto exame das mamas e avaliação médica periódica.

 

Basicamente a recomendação da sociedade brasileira de cirurgia plástica e ANVISA são que :

           Não há motivos para pânico;

 

           As próteses PIP e Rofil, alteradas em sua confecção ou não, só apresentam riscos se estiverem rôtas;

 

           Os problemas efetivamente ocorridos, como ruptura da prótese, são diagnosticáveis e tratáveis por meio de cirurgia de troca da prótese;

 

           As mulheres portadoras das próteses PIP e Rofil devem procurar seus cirurgiões para avaliação e eventual tratamento necessário;

 

As cirurgias de aumento das mamas com prótese são seguras e hoje é a cirurgia mais realizada no Brasil. A cirurgia é realizada em ambiente de Day Clinic ou hospital, normalmente com anestesia geral ou peridural e a paciente geralmente tem alta no mesmo dia da cirurgia.

É muito importante a conversa com seu cirurgião sobre o tamanho, formato, tipos de material e técnica de colocação para o esclarecimentos dos mitos e realizar seu sonho sem medo.

 

 

Postado por Equipe BeauTv

Latisse - os cílios crescem e aparecem

Latisse - os cílios crescem e aparecem

O olhar é provavelmente uma das partes mais utilizadas do nosso corpo 

Leia mais

Final do verão: melhor momento para iniciar tratamentos de pele

Final do verão: melhor momento para iniciar tratamentos de pele

Com o final do verão começa a melhor época para os tratamentos

Leia mais

Laser Fotomodulação com LED

Laser Fotomodulação com LED

A fotomodulação com LED é um tratamento através de Luz Emitida por Diodo

Leia mais

Aplicativo analisa o rosto e diz seu nível de beleza

Aplicativo analisa o rosto e diz seu nível de beleza

Um novo aplicativo disponível para iPhone e iPod touch permite medir quão feia

Leia mais