EXPERTS > Pilates

Aprenda a controlar o seu peso

Pilates
Pilates

 

Dentre os princípios que norteiam o método Pilates, um dos mais importantes é a contrologia, que consiste na capacidade de controlar o corpo e a mente através de exercícios.

Durante a execução dos exercícios do Pilates, é preciso que o aluno esteja concentrado e integrado com o seu próprio corpo. Isto permitirá que ele perceba melhor seus músculos e articulações, a posição destes, o grau de contração muscular, pontos dolorosos, pontos fortes, etc. Perceber o próprio corpo é fundamental para que se desenvolva o controle dele, durante a atividade e no dia-a-dia.

Com a progressão das aulas de Pilates, o aluno será capaz de conhecer os músculos responsáveis por determinada ação e desenvolverá uma melhor consciência corporal. Esta consciência resulta em uma maior ativação neural durante a execução dos movimentos e permite que o indivíduo reconheça e evite posturas dolorosas. Pensar no movimento antes mesmo de realizá-lo, contrair a musculatura responsável pela ação antes da ação se iniciar são aspectos determinantes para a qualidade da contração muscular.

Pensar no movimento faz com que mais fibras motoras sejam recrutadas numa ação muscular, o que resulta numa contração mais eficaz e num trabalho mais efetivo. Este ajuste no movimento faz com que um trabalho que utilize a carga do próprio corpo, que pareça simples aos olhos de quem vê, traga resultados tão expressivos.

Estudos que se baseiam em técnicas de mapeamento cerebral mostram que o ato de imaginar a execução do movimento é capaz de estimular os neurônios da área motora correspondente². Isto se traduz em um maior controle neuromuscular, em maior percepção corporal e em uma contração realmente eficaz, sem necessitar de cargas tão expressivas para conquistar tônus e definição muscular.

Portanto, faça com que suas aulas de Pilates sejam um encontro entre você e o seu corpo, aprenda a percebê-lo e a entender os seus sinais. Faça uma interação entre corpo, mente e espírito e busque sempre o equilíbrio entre estes três pontos.

Fonte : Ana Elisa Santana de Carvalho - fisioterapeuta

www.estudiovivapilates.com.br


 

Postado por Equipe BeauTV

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Atualmente algumas pessoas buscam muitas formas para a melhora da qualidade de vida

Leia mais

Pilates contra dores nas costas

Pilates contra dores nas costas

Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva.

Leia mais

Pilates para prevenir osteoporose

Pilates para prevenir osteoporose

Além de auxiliar na parte estética, os exercícios de Pilates também têm função terapêutica e podem ajudar a prevenir a osteoprose ou a melhorar o quadro da doença.

Leia mais

Preparação para o parto e pós-parto

Preparação para o parto e pós-parto

As futuras mamães que desejam um parto tranquilo e voltar a boa forma mais rápido podem se dedicar aos exercícios de Pilates.

Leia mais