EXPERTS > Pilates

Preparação para o parto e pós-parto

Profª. Drª. Eliane Coutinho
Profª. Drª. Eliane Coutinho

Após o primeiro trimestre de gestação as futuras mamães que desejam um parto tranquilo e voltar a boa forma mais rápido podem se dedicar ao Pilates. A prática dos exercícios fortalece os músculos do assoalho pélvico (períneo) promovendo maior sustentação do útero e fortalecimento do abdome.

O método promove o equilíbrio entre a força de expulsão e a força de contenção do feto dentro do útero. Com o abdome mais forte a força de contração será maior, diminuindo assim o tempo de expulsão do feto e, conseqüentemente, o tempo de dor.           

Os exercícios de Pilates são os mesmos praticados pelas não gestantes. A diferença está na adaptação dos exercícios para a nova condição da mulher. Por isso, é fundamental a presença de um instrutor de Pilates que conheça bem as alterações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas da gestante.

A prática do Pilates também ajuda a nova mamãe a entrar em forma novamente. Os exercícios tornam mais rápida a recuperação do abdome, da força e da flexibilidade.  Além disso, mulheres que tiveram parto normal podem retomar a rotina de exercícios após 30 dias. No caso de cesariana, é preciso aguardar liberação médica.

O Pilates durante a gravidez é indicado, preferencialmente, para mulheres praticantes do método ou que não sejam consideradas gestantes de risco.

Postado por Profª Drª Eliane Coutinho

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Atualmente algumas pessoas buscam muitas formas para a melhora da qualidade de vida

Leia mais

Aprenda a controlar o seu peso

Aprenda a controlar o seu peso

Dentre os princípios que norteiam o método Pilates, um dos mais importantes é a contrologia

Leia mais

Pilates contra dores nas costas

Pilates contra dores nas costas

Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva.

Leia mais

Pilates para prevenir osteoporose

Pilates para prevenir osteoporose

Além de auxiliar na parte estética, os exercícios de Pilates também têm função terapêutica e podem ajudar a prevenir a osteoprose ou a melhorar o quadro da doença.

Leia mais