EXPERTS > Pilates

Pilates para prevenir osteoporose

A prática do Pilates aumenta a massa óssea
A prática do Pilates aumenta a massa óssea

O Pilates se tornou uma das modalidades de exercícios mais procuradas por quem quer ganhar tônus muscular, flexibilidade e força. Além de auxiliar na parte estética, os exercícios de Pilates também têm função terapêutica e podem ajudar a prevenir a osteoprose ou a melhorar o quadro da doença.

Através da contração muscular resistida pelas molas durante os exercícios de Pilates, os ossos são submetidos a carga mecânica o que favorece o aumento da massa óssea ajudando no controle da osteoporose ou na prevenção da doença.

A prática dos exercícios de Pilates como prevenção da osteoporose pode começar aos 30 anos, ou antes, mas a partir dos 50 anos, quando a maioria das mulheres entra na menopausa e começa a perder massa óssea pela deficiência hormonal, os exercícios se tornam fundamentais.

No método Pilates quase todos os exercícios promovem a tensão óssea e estimulam o aumento da massa óssea, por isso, podem ser praticados por pessoas de todas as idades, com osteoporose ou não.  No entanto, alguns exercícios exigem adaptações quando uma pessoa com estrutura óssea frágil deseja praticá-lo.

Algumas posturas podem provocar fraturas ou acentuar deformidades como a hipercifose, comum em pessoas com osteoporose, se forem executadas sem orientação de um profissional capacitado.

Pessoas com osteoporose podem praticar até três vezes por semana, com um instrutor de Pilates capacitado, pois a doença inspira cuidados e os exercícios feitos de maneira errada podem piorar o quadro ou até mesmo causar fraturas graves.

Profª. Drª. Eliane Coutinho
PHD em plasticidade músculo esquelética
Pós-doutoranda em Pilates na USP

Contato:
(11)3571-9597/9239-5569/9299-4322
www.fisiociencia.com
fisiociencia@fisiociencia.com

Postado por Profª. Drª. Eliane Coutinho

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Atualmente algumas pessoas buscam muitas formas para a melhora da qualidade de vida

Leia mais

Aprenda a controlar o seu peso

Aprenda a controlar o seu peso

Dentre os princípios que norteiam o método Pilates, um dos mais importantes é a contrologia

Leia mais

Pilates contra dores nas costas

Pilates contra dores nas costas

Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva.

Leia mais

Preparação para o parto e pós-parto

Preparação para o parto e pós-parto

As futuras mamães que desejam um parto tranquilo e voltar a boa forma mais rápido podem se dedicar aos exercícios de Pilates.

Leia mais