EXPERTS > Pilates

Pilates contra dores nas costas

Pilates fortalece musculatura da coluna
Pilates fortalece musculatura da coluna

Além de proporcionar a melhora da forma física, o método Pilates pode ser usado clinicamente para tratar disfunções da coluna vertebral que afetam pessoas de todas as idades e já são apontadas por pesquisas como um dos principais problemas da sociedade moderna. Os exercícios podem ser indicados para corrigir desvios posturais como escoliose, hipercifose e hiperlordose e doenças como hérnia de disco e instabilidades vertebrais. O método também previne problemas decorrentes de posturas e hábitos diários incorretos na hora de sentar, dirigir e até andar.

Diferente de muitos outros métodos terapêuticos, o Pilates pode tratar dores da coluna de forma definitiva. Uma das principais causas de dores nas costas é a fraqueza da musculatura profunda da coluna a qual é responsável pela estabilização das vértebras. Consideando essa debilidade os exercícios de Pilates promovem o fortalecimento dessa musculatura, reduzindo as sobrecargas nas estruturas da coluna como disco intervertebral, ligamentos, vasos e articulações.

Os exercícios indicados são os desenvolvidos no solo (Mat Pilates), nos equipamentos (Studio Pilates) e com o uso de acessórios como, rolo, círculo e faixa elástica. O tempo de tratamento depende da disfunção da coluna e do tempo que o paciente terá para se dedicar as aulas de Pilates. O tratamento deverá ter uma frequência mínima de três vezes por semana. Após o tratamento o paciente pode continuar a prática dos exercícios para condicionamento físico e melhora da qualidade de vida.

A prática de Pilates para a reabilitação ou condicionamento físico deve ser feita com profissionais especializados para que o tratamento seja eficaz. Não se aceitam mais tratamentos ou técnicas empíricas sem evidências práticas e comprovação científica.

Profa. Dra. Eliane Coutinho
PHD em plasticidade músculo esquelética
Pós-doutoranda em Pilates na USP

Contato:
(11)3571-9597/9239-5569/9299-4322
www.fisiociencia.com
fisiociencia@fisiociencia.com

Postado por Profa. Dra. Eliane Coutinho

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Pilates nos vícios posturais e dores musculares

Atualmente algumas pessoas buscam muitas formas para a melhora da qualidade de vida

Leia mais

Aprenda a controlar o seu peso

Aprenda a controlar o seu peso

Dentre os princípios que norteiam o método Pilates, um dos mais importantes é a contrologia

Leia mais

Pilates para prevenir osteoporose

Pilates para prevenir osteoporose

Além de auxiliar na parte estética, os exercícios de Pilates também têm função terapêutica e podem ajudar a prevenir a osteoprose ou a melhorar o quadro da doença.

Leia mais

Preparação para o parto e pós-parto

Preparação para o parto e pós-parto

As futuras mamães que desejam um parto tranquilo e voltar a boa forma mais rápido podem se dedicar aos exercícios de Pilates.

Leia mais